Introdução

O Centro de Estudos em Paramiloidose Antônio Rodrigues de Mello (CEPARM) foi fundado em 22 de novembro de 1984. Seu nome foi dado em homenagem ao Prof. Antônio Rodrigues de Mello, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e médico do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC-UFRJ).

Antônio Rodrigues de Mello foi pioneiro no reconhecimento e estudo dos primeiros casos de paramiloidose no Brasil juntamente com a  professora Marleide de Mota Gomes. Ele é autor do termo Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), citando-o, pela primeira vez, em 1959, em monografia apresentada à Academia Nacional de Medicina.

O CEPARM funciona junto ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ e, desde 1989, está sob a direção da Drª. Márcia Waddington Cruz. Seus objetivos são:

• Prestar atendimento multidisciplinar aos pacientes com PAF desde o diagnóstico até o tratamento.

• Desenvolver pesquisas básicas e clínicas em amiloidose, aumentando o conhecimento da doença.

• Participar de ensaios clínicos terapêuticos em PAF.

• Integrar-se aos demais centros mundiais de referência em pesquisa e tratamento em PAF.

Contamos com uma equipe de profissionais (médicos, enfermeiras, geneticistas, biólogos, etc.) sempre atualizada nos diversos aspectos da doença e pronta para absorver a procura, cada vez maior, por pacientes e interessados em geral pela PAF. Lembramos que é essencial o paciente estar vinculado a um centro como o CEPARM, capaz de diagnosticar e tratar a PAF, que ainda é desconhecida para muitos profissionais.

Links